18.11.04

Bushido

Esse é o nome do conceito de honra dos samurais do antigo Japão, acreditasse que seguindo o Bushido durante toda vida se atinge o Nirvana ou paraíso. Eu tento seguir esses difíceis passos para ter força para continuar nessa eterna luta de espadas que se chama vida, leia o Bushido e reflita: Como sua vida se encaixa nele:

1 - "Se fosse definir em poucas palavras o que é fazer o bem, eu diria que é suportar o sofrimento que é estar vivo."

2 - "Durante épocas de felicidade, o orgulho e o desleixo são perigosos. Se não usarmos da prudencia e do carinho no dia-a-dia jamais evoluiremos em nada: Uma pessoa que se infla durante os bons tempos titubeará perante as dificuldades."

3 - "Sob o olhar da compaixão, todos são queridos. Aqueles que pecaram devem receber mais piedade e mais amor."

4 - "Um guerreiro deveria ser extremamente obstinado. Algo que fosse feito com moderação poderia ser julgado posteriormente como insulficiente. Já ouvi que, quando alguém acha que foi longe demais, ele está correto. Regras desse tipo não devem ser esquecidas, mesmo no amor."

5 - "Pode-se determinar a bondade ou a maldade de um ancestral pela conduta de seus decendentes. Um descendente deveria agir de maneira a manifestar as coisas boas de seu ancestral, e não as más."

6 - "A vida de um homem deveria ser assim: esforçar-se ao máximo quando ainda for jovem e então dormir quando já estiver velho, ou a beira da morte. Mas dormir primeiro e trabalhar depois é lastimável."

7 - "A vida de um homem deveria ser o mais fatigante possivel."

8 - "Um homem não demonstra o seu valor quando coloca sua armadura, pega sua lança e caminha para a batalha, e sim quando está sentado na calçada levando sua vida cotidiana."

9 - "Atuar justamente e fazer o bem é difícil e cansativo. A natureza das pessoas faz com que elas tenham facilidade em escolher o caminho do mal e da insensibilidade, e tendam a não gostar do que é justo, bom e amável. Ser instável e não distinguir o justo do injusto é não saber utilizar sua razão."

10 - "Para exercitar a justiça, é necessário sentir vergonha do desprezo ao nosso redor. Isso acabará sendo um hábito tão natural que, com o tempo, iremos preferir o bem em todos sentidos e odiar o mal em geral. Proteger os fracos é a principal diretriz do guerreiro, amar é o segredo da vitória."

Rafael está pensando que, talvez seguir esses passos para ser uma boa pessoa não compense no final das contas, pois ainda está sozinho, aguardando.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não entendi a oitava.

11 de dezembro de 2004 12:36  

Postar um comentário

<< Home